PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 33809 > ESPORTE ATLETAS DA FAB SE DESTACAM EM COMPETIçõES DE DIVERSAS MODALIDADES

ESPORTE

Atletas da FAB se destacam em competições de diversas modalidades

Publicado: 2019-04-16 10:55:00
Sargento Fernanda Berti conquistou, no sábado (13), o título de campeã do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia

Atletas da Força Aérea Brasileira (FAB) se destacaram, nos últimos dias, em competições de diversas modalidades esportivas. Confira como foram as provas e os resultados:

Vôlei de praia

A Sargento Fernanda Berti conquistou, na manhã de sábado (13), o título de campeã do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, temporada 2018/2019, fazendo dupla com Bárbara Seixas.

“Estou muito feliz mesmo. Foi um jogo dificílimo, mas a Fernanda está de parabéns, ela foi muito atenta durante a partida, jogou muito. Ela me ajudou como a grande jogadora que é. Acho que este ano de 2019 será muito especial para a gente, pois temos trabalhado muito duro e com certeza estamos semeando para colher bons frutos”, declarou a companheira de quadra Bárbara.

A Sargento Fernanda faz parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), uma parceria firmada, desde 2008, entre Ministério do Esporte e Ministério da Defesa.

Ciclismo

O Sargento Márcio Lopes Vicente, do efetivo da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), conquistou o primeiro lugar no Gran Cup Brasil de Ciclismo, realizado no domingo (14), na cidade de Ubatuba, litoral do Estado de São Paulo.

O Sargento Vicente completou a prova de 128 quilômetros com o tempo de 3 horas e 11 minutos. A disputa teve mais de 1.200 participantes.

"O apoio da EEAR e da CDA [Comissão de Desportos da Aeronáutica] tem sido fundamental para o meu desenvolvimento no ciclismo de alto rendimento. O sentimento que resume essa vitória é gratidão”, comentou o atleta.

Entre os dias 4 e 6 de abril de 2019, os sargentos Wellida Rodrigues, Daniela Lionço e Egidio da Rosa conquistaram o ouro nas provas do Campeonato Nacional de Ciclismo de Pista, disputado em Indaiatuba (SP).

Na prova Omnium, que define o atleta mais completo e resistente da pista após quatro séries, os resultados ficaram da seguinte forma: a Sargento Wellyda ganhou o primeiro lugar na categoria feminino, conquistando o seu tricampeonato, e a Sargento Lionço ficou com o segundo lugar; na categoria masculino, o Sargento Egidio ficou em primeiro lugar.

A prova Madison é uma modalidade de disputa de revezamento em duplas, com um total de 80 voltas e com sprints intermediários, onde vence a dupla que somar mais pontos durante todo o percurso. Nessa disputa, a equipe de Rio Claro, formada pelas sargentos Wellida e Lionço, garantiram o ouro, conquistando assim o bicampeonato da prova, que, este ano, estava em sua terceira edição no país. Na categoria masculino, os sargentos Rafael Andriato e Egidio da Rosa foram vice-campeões.

Natação

Também no domingo (14), os Sargentos Viviane Jungblut e Fernando Ponte, militares do Programa de Atletas do Alto Rendimento, conquistaram a medalha de prata nas provas feminina e masculina do Troféu Brasil Maria Lenk – Maratonas Aquáticas, disputado na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro (RJ).

Com os tempos de 58 minutos e 78 segundos e 1 hora e 30 segundos, obtidos, respectivamente, pelos Sargentos Fernando e Viviane, ficaram garantidas as suas vagas para o Mundial de Esportes Aquáticos na prova de 5 quilômetros em julho, na Coréia.

“Foi uma prova com um ritmo forte. No final, consegui me manter na frente e garantir a classificação. A expectativa é alta, pois, desta vez, vou nadar os dez quilômetros, que é seletiva olímpica, e os cinco quilômetros. Podemos dizer que estou evoluindo e fico feliz com isso”, falou a Sargento Viviane.

Tiro com arco

No período de 31 de março a 7 de abril de 2019, foi realizado em Santiago, no Chile, o Evento de Ranking Mundial e Classificatório para os Jogos Pan-americanos de Lima 2019 da modalidade Tiro com Arco. A Seleção Brasileira de Arco Recurvo masculino foi composta por Sargentos da Aeronáutica que fazem parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento, que conquistaram o primeiro lugar no evento, garantindo a vaga por equipes para o Brasil.

O Brasil ganhou as partidas contra a Bolívia (6x0), a Argentina (6x2) e, na final, obteve o êxito contra o Canadá (5x3). Os atletas ainda conseguiram bater o recorde brasileiro da modalidade no somatório dos três atletas, com a pontuação de 1.985 pontos.

Após a competição classificatória, houve o evento de ranqueamento mundial, no qual os atletas da FAB conseguiram a medalha de prata para o país, obtendo êxito sobre o Peru (6x0), a Colômbia (6x0) e perdendo somente na final contra o Canadá (2x6). A equipe brasileira foi representada pelos sargentos Daniel Xavier, Edson Kim e Marcus D’Almeida, que estão, ainda, em preparação para compor a equipe de Tiro com Arco nos 7º Jogos Mundiais Militares (7ºJMM), que serão realizados no mês de outubro em Wuhan-China.

Já no individual, o Sargento Marcus D´Almeida conquistou o ouro, depois de obter uma pontuação de 679, ficando próximo do recorde brasileiro, que é dele mesmo, com 682.

Fotos: Tenente Raquel Magalhães / CDA; Wander Roberto / Inovafoto; Luís Cláudio Antunes / Bike 76; e Marcelo Costa